Muita gente acredita que as dores de cabeça são iguais para todo mundo. Apesar de serem causadas por um fator comum, saiba que a realidade não é essa. Pesquisadores já chegaram a identificar mais de 50 tipos de dores de cabeça que podem atingir homens e mulheres em qualquer idade. Inclusive as crianças.

Alguns de nossos hábitos corriqueiros podem resultar em dor de cabeça, como falta de alimentação adequada. É comum que muitas pessoas, por falta de conhecimento, acabem arriscando sua própria saúde em dietas restritivas para conseguirem emagrecer mais rapidamente. E esse é um dos hábitos que podem ocasionar vários tipos de dores de cabeça.

Quando se busca uma um corpo perfeito através de dietas exageradas, como ficar muito tempo sem comer, por exemplo, o corpo começa a reclamar. E um dos indícios que isso acontece é a dor de cabeça latente e constante. Essa pode ser perigosa, mas é apenas um dos diversos tipos de dores de cabeça existentes.

5 tipos de Dores de Cabeça mais Comuns

1. Enxaqueca

Talvez a enxaqueca seja um dos tipos de dores de cabeça mais que mais atacam as pessoas. Principalmente boa parte das mulheres. Existem diversos fatores que podem ocasionar a enxaqueca, como a tensão pré-menstrual, uso de anticoncepcionais, pouco tempo de sono, ingestão de alimentos que não fazem bem ao organismo entre outras coisas. Essa pode ser considerada uma doença crônica. Estudos apontam que ela chega a afetar a qualidade de vida de cerca de 20% das mulheres.

Geralmente, ela ocorre em só uma parte da cabeça e com a prática de atividades físicas pode ainda piorar. Chocolate e algumas comidas gordurosas também podem aumentar os sintomas da enxaqueca. Para cada nível de intensidade existem tratamentos adequados. Por exemplo, se ela for leve, nada melhor do que descanso e uma boa noite de sono. Em casos de dor mais intensa, o melhor é o tratamento com medicação.

2. Desidratação também pode causar dor de cabeça

Muitas pessoas costumam praticar exercícios físicos com exaustão sem o devido acompanhamento, acreditando que estão oferecendo mais saúde ao seu corpo. No entanto, nenhum tipo de excesso faz bem para o organismo. E nesses casos poderá causar fadiga muscular e até mesmo dor de cabeça. Isso mesmo, um dos tipos de dores de cabeça mais comum é aquele que surge após um treino de corrida, por exemplo. E isso é causado por falta de hidratação ou mesmo alimentação inadequada.

Educadores físicos informam que com são necessários apenas 30 minutos de prática de exercícios intensos por dia. Isso ajuda a melhorar rapidamente sua parte física e as medidas que sempre sonhou. Ou seja, nada de exaustão em academias e dores de cabeça.

3. Cefaleia em salvas é um dos Tipos de Dores de Cabeça Menos Conhecidos

Ao contrário da enxaqueca, esse é um dos tipos de dores de cabeça que costumam atingir mais os homens. Normalmente, ela ocorre nos períodos noturnos e costuma ser bem intensa em uma das partes da cabeça.

Os pesquisadores ainda não sabem muitas informações sobre esse tipo. Porém, para controlá-la já existem algumas medicações que podem aparecer em forma de sublingual ou mesmo injetável.

Esse tipo poder ocorrer esporadicamente ou mesmo de forma crônica – quando surge regularmente. Entre os 20 e 50 anos os homens estão mais sujeitos a desenvolvê-la e hábitos como o tabagismo e a ingestão de álcool podem contribuir para o surgimento do problema.

tipos de dores de cabeça mais comuns dia a dia

4. Cefaleia tensional

Sabia que quadros de estresse, depressão e ansiedade também podem resultar em dores de cabeça? Como o próprio nome diz, ela surge em momentos de tensão e algumas chegam a durar uma semana toda.

Ela é causada por conta dos músculos tensionados e alteração no fluxo sanguíneo. Suas dores se concentram na parte de trás da cabeça. Para tratá-la os médicos recomendam remédios simples como analgésicos, mas há possibilidade de se fazer prevenção também.

5. Problemas de Visão

Um tipo de dor de cabeça que é muito comum, mas as pessoas nem sempre dão importância e é causada por problemas oculares. Ou seja, quando a visão precisa de algum tipo de correção, como o uso de óculos ou lente de contato, e a pessoa simplesmente continua com seus hábitos comuns e não corrige o problema. Isso certamente trará dores diariamente com a chamada cefaleia ocular.

Então, se você perceber que está precisando se esforçar para ler, procure um oftalmologista para investigar as causas e usar a correção necessária.

Fonte: http://suasdicasdesaude.com.br